Você terá certeza de que está em uma área segura sempre que aparecer um cadeado no endereço (URL) ou na margem inferior da sua tela.
Por causa desse sistema de segurança, o processamento de informações poderá apresentar problemas caso você esteja utilizando um navegador antigo, o que em termos de informática pode representar pouquíssimos anos ou até meses. Na prática, isso quer dizer que você poderá visualizar páginas, mas, pela própria segurança de seus dados, não conseguirá efetuar a compra devido à impossibilidade de obter uma conexão segura com o nosso servidor.
Nossa recomendação é a manutenção de versões mais atuais de browsers, que podem ser conseguidos gratuitamente na internet. Navegadores como Internet Explorer 4.x e Netscape 4.x, ou anteriores, possuem versões antigas de identificação dos certificados digitais de segurança, impossibilitando assim a encriptação dos seus dados e, portanto, a viabilidade da compra.
Outra recomendação importante é a de sempre adotar senhas com caracteres alfanuméricos (misturando números e letras).
O que não se deve temer na Internet
1) É seguro preencher cadastros em sites que usem pelo menos SSL como criptografia de dados. O SSL é uma conexão segura (endereços iniciados em https:// e com o cadeado ativado).
Clique no cadeado e verifique se a informação do certificado corresponde ao endereço na barra de endereços do navegador.
2) É seguro baixar arquivos em sites conhecidos e que tenham política de privacidade e segurança claras.
3) É seguro fazer operações de Internet banking direto no site do banco. Sempre entre no Internet Banking digitando o endereço no navegador. Jamais utilize links de e-mail ou bookmarks (favoritos).
4) É seguro fazer compras com cartões de crédito em lojas virtuais com marcas reconhecidas.
5) Certificação Digital - o uso de uma identidade digital ou de um certificado digital favorece a segurança de uma comunicação ou transação online. Através delas fica garantida a identidade do usuário.
Fonte: site Internet Segura
http://www.internetsegura.org